top of page

Qual o tamanho do seu paraquedas?

  • Foto do escritor: Sabrina Callegaro
    Sabrina Callegaro
  • 2 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

O apetite e a tolerância ao risco representam quanto risco uma organização está preparada para aceitar na busca de seus objetivos ou missão.


ree

"Compreender a aceitação do risco pela organização permite que os colaboradores que gerenciam as funções de negócios determinem a correção de risco apropriada".

Algumas organizações sentem-se confortáveis em correr muitos riscos. Alguns não medirão esforços para que sua exposição ao risco seja o mais próxima possível de zero.


E como determinar o perfil de riscos de uma organização? É necessário estabelecer o quanto de risco a Alta Administração está disposta a aceitar. A quantidade de risco que a organização tolerará é seu objetivo. Para determinar o perfil de risco, as organizações devem equilibrar seu apetite ao risco com sua tolerância ao risco.


O apetite e a tolerância ao risco representam quanto risco uma organização está preparada para aceitar na busca de seus objetivos ou missão. O apetite de risco é uma declaração mais ampla do nível de risco que a administração considera aceitável. Uma organização com apetite de alto risco pode aceitar uma franquia de seguro alta ou até mesmo ficar sem seguro. Uma organização com reservas financeiras substanciais pode ter um baixo apetite por risco.


A tolerância ao risco é uma visão mais restrita do nível específico de risco que a empresa aceitará, estabelecendo um nível aceitável de variação em torno dos objetivos específicos que uma organização busca atingir.


Depois que as organizações realizam suas avaliações de risco e entendem seu apetite geral de risco, elas podem determinar sua tolerância para cada risco e usar uma estratégia de mitigação apropriada.


Compreender a aceitação do risco pela organização permite que os colaboradores que gerenciam as funções de negócios determinem a correção de risco apropriada, ou seja, quais controles internos serão aplicados. Quer saber como? Entre em contato!




 
 
 

Comentários


bottom of page